sábado, 4 de junho de 2016

GANHANDO O MUNDO



Texto:Betânia Gomes
Fotos: arquivo Vânia Coutinho

 Novos Horizontes - a artista Vania Coutinho conquista a Europa

 Novos horizontes se abrem para a artista plástica Vania Coutinho, que através do seu trabalho como pintora vem conquistando o Brasil e a Europa. Recentemente, a pintora ganhou o grande prêmio da cidade de Davos na Suiça - Premio Alla Carriera "Gran Premio di Davos" trofeo Giuliano Ottaviani". Esta é a 2ª edição do prêmio e entre os contemplados só há dois brasileiros, Pimenta José Luiz e Vania Coutinho. Muitos ventos sopram à favor, a artista que já está com obra exposta na Europa, está agora, novamente, participando da 2 ª II Biennale de Arte que está acontecendo em Spoleto, na Itália. A exposição foi aberta neste sábado, dia 4 de junho e permanece em cartaz até 20 de julho, e as obras estão expostas em quatro endereços distintos como: Galleria Eclettica World, Sale Del Comune di Spoleto, Museo Della Ex Ferrovia Spoleto - Norcia e Art Festival - Galleria Polid'Arte.
Participam da 2ª II  Biennale de Arte, artistas de vários países como China (1), França (2), Itália (20) Romênia (1), Kyrgyzstan (1) Holanda (1), Argentina (26) Noruega(2), Polônia (1), Ucrânia (1) e Uruguai (1)  Do Brasil, além de Vania Coutinho, apenas mais três artistas brasileiros foram selecionados; Juraci Drea, Pimenta José Luiz e Ricardo Franco.
Troféu Grande Prêmio de Davos/Suiça - reconhecimento



A artista Vania Coutinho e uma de suas obras "Pirulito" (detalhe) a obra está no acervo de Mozart Figueiredo

Esse "namoro" com a Europa não é de hoje, há um ano, a pintora participou da exposição Fuoridilingua - Estirandolingua (Itália/Brasil) que aconteceu no Museu da Cidade do Recife, organizada por Eugênia Harten, a exposição reuniu 62 artistas, 31 brasileiros e 31 italianos. A temática foi baseada na releitura que um grupo de artistas deu a logomarca Lábios e Língua de John Pasche (1970) para a banda Rolling Stones. Em interpretação livre, os artistas pintaram figuras conhecidas como o físico Albert Einstein e interpretações como a de Vania Coutinho, que participou com a obra "A Voz do Povo". A exposição  seguiu para Itália onde participa atualmente de uma exposição coletiva na cidade de Milão. Essa incursão pela Europa, deve-se muito ao Mestre Giuliano Ottaviani, pintor, escultor, ourives e presidente da Eclettica Galleira d'Arte World, que convidou Vania Coutinho para ser uma das artistas permanentes de suas galerias na Europa.


"A Voz do Povo" , obra feita especialmente para a exposição Fuoridilingua


"A Voz do Povo" - obra atualmente  exposta em Milão.

A crítica à obra da artista , pelo mestre Giuliano Ottaviani e o Convite para Vania Coutinho ser uma de suas artistas permanentes em suas galerias da Europa

Arte e artista    
 
                                                                                                                                    foto: Silvanio Barbosa
Com o italiano, Giuliano Ottaviani, galerista e artista plástico,Presidente da Eclettica Galleria d'Arte World, que veio especialmente da Itália para a Exposição Individual na MoMa Galeira de Arte.

"Não Julgueis", da Série Jubileu da Misericórdia, selecionada para a II Biennale di Spoleto - Itália


"Caridade", da série Jubileu da Misericórdia, selecionada para a II Biennale di Spoleto - Itália

 "É preciso Orar", da série Jubileu da Misericórdia (esta obra está na Eclettica Galleria d'Arte World, na Itália)
 

 "Misericórdia Senhor" - Díptico - da Série Jubileu da Misericórdia  (esta obra está na Ecletticca Galleria d'Arte World , na Itália)

Vania Coutinho traz no currículo inúmeras participações em exposições individuais e coletivas, dona de um estilo muito particular, as pinceladas da pintora são inconfundíveis, tem uma marca sua, que a faz única, suas cores e temas variam de assuntos do cotidiano, como carnaval, maternidade, com cores fortes e alegres, as vezes com uma predominância de uma única cor. O seus vermelhos e rosas, as vezes predominantes, dão um tom de modernidade, e não cansam, ao contrário, dão leveza a tela.  Em março a artista realizou uma exposição individual intitulada "Maternidade", na MoMa Galeria de Arte. Em 15 telas, todas utilizando técnica mista, Vania Coutinho dá um panorama dos diversos acontecimentos e sentimentos que envolve o universo materno, o "ser mãe". A pintora também é uma grande retratista, impressiona a semelhança dos traços quando ela pinta uma pessoa, a pintura apresenta um realismo inquietante.
Figura de muitos talentos, Vania Coutinho também é arquiteta com inúmeros projetos assinados e também atriz, ela está no elenco de apoio da minissérie global, Justiça, que teve locações em Recife, tendo como cenário, o secular Teatro Santa Isabel, uma relíquia neoclássica do século XIX, projeto do arquiteto francês Louis Léger Vauthier. É mais um talento pernambucano vendo sua estrela brilhar. Sucesso!


Pausa para selfie no set do 5º dia de gravação da minissérie global, JUSTIÇA, com o ator Cauã Raymond e outros atores

 
 "Travesseiro de Poa", da série Maternidade (acervo de Benedito Rocha)

"Balões", da Série Maternidade (acervo da Dra. Martha Coelho)

"Chapéu Verde", da série Maternidade (acervo da Dra. Martha Coelho)


"Sombrinha do Frevo em tons sepianos", da Série Maternidade (acervo Almerinda Dias)

"Amamentação",  da Série Maternidade (Performance que a artista fez durante a sua Exposição Individual na MoMa Galeria de Arte)

                                                                          Foto: Silvanio Barbosa
a artista criando a obra "Amamentação" durante performance realizada durante sua exposição individual na MoMa Galeria



"Coqueiros da Terra", da Série Maternidade (acervo do publicitário José Nivaldo Jr.)


Retrato/Portrait "Maria Paula Lundgreen Marinho e o beija-flor" (acervo de João Marinho)

                                                                                                                          Foto: Zilton Antunes Santos
Retrato/Portrait  "Mestre Salustiano, o rei da rabeca" (acervo do escritor, advogado e Presidente da Fliporto, Dr. Antônio Campos)

Retrato/Portrait "Blogueira Camila Coutinho e sua marca",  filha da artista



 Retrato/Portrait "Keith e sua guitarra" (acervo de Romero Monte)

Retrato/Portrait "Nanie Paiva Lobo e os canários do Brasil" (acervo de Nanie Paiva Lobo)

Autorretrato

5 comentários:

  1. Parabéns Vânia! Orgulhosa e feliz por ti!Mereces todo reconhecimento, teu talento é grandioso!Beijos da tua Amiga Súly Mônika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suly Mínima, pela suas palavras que sei, sao do fundo do teu coração! Beijos amigA..

      Excluir
  2. Que maravilha a minha materia nesse blog!! Ameiii demais e estou encantada com o carinho, profissionalismo e competência dos blogueiros, Hercílio e Betânia! Parabéns amigos e muito SUCESSO!! Beijos carinhosos #artistaVaniaCoutinho #arte #EcletticaGalleriaworld #Itália #MoMaGaleriadeArte #recife #Brasil #artedepernambuco #atrizDRT 😘🎨🎭

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Vania, um prazer falar de você e da sua obra. Nós que agradecemos. beijo grande e muito sucesso no Brasil e no mundo.

    ResponderExcluir