quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RELÍQUIAS DO ORIENTE



* Fotos: Hercilio Santos





“UKIYOE-A Magia da Gravura Japonesa”, é a exposição que está em cartaz na Caixa Cultural, no Recife antigo, seguindo temporada  até o dia 17 de setembro e mostra gravuras realizadas no Japão entre os séculos XVII e XIX.
A mostra é composta por gravuras/esboços, máscaras e livros, totalizando um conjunto de cerca de 200 obras, que exibe paisagens e pessoas do Japão, mostrando seus costumes, sua cultura e a história do seu povo. Através das gravuras Ukiyoe, é possível conhecer o estilo de vida dos japoneses no período EDO, que vai de 1603 a 1668, época em que o país era governado pelos xoguns da família Tokugawa. É nesse período que os japoneses que moravam nas cidades começaram a se interessar pela cultura e moda, e também na busca pelo entretenimento, estilo que foi denominado ukiyo, que siginifica: "mundo flutuante". Esse mundo abrigava a poesia, a música, as gueixas, os teatros kabuki e bunkaro, além das prostitutas Oiran. As xilogravuras que registram este estilo de vida hedonista foram chamados de ukiyo-e (retratos de um mundo flutuante). A exposição tem a curadoria de Ana Paola Baptista.





As gravuras japonesa ficaram conhecidas no ocidente no final do século XIX. As máscaras representam personagens mitológicas como gênios e dragões e eram tradição da elite japonesa. Uma exposição que vale a pena conferir. 



SERVIÇO

Exposição Ukiyoe - A Magia da Gravura Japonesa

Caixa Cultural Recife - Galeria 2  - Av. Alfredo Lisboa, 505 - Bairro do Recife 
De: 19/07 a 17/09
Horário visitação: 10h às 20h -  terça a sábado
                                10h ás 17h - domingo


Entrada Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário