segunda-feira, 31 de julho de 2017

COLEÇÃO JOSÉ DOS SANTOS - PATRIMÔNIO DE PERNAMBUCO



Estamos compartilhando com vocês, o vídeo produzido pelo programa "Nordeste - Viver e Preservar",  do jornalista Francisco José, exibido pela Rede Globo. Esta edição, abriu a nova temporada do "Espaço Pernambucano" na grade da emissora, em 2014, e mostra a trajetória do antiquarista e colecionador José dos Santos, conhecido como "Zé Santeiro". 

Ao longo de 60 anos de e trabalho, José dos Santos, conseguiu reunir um acervo de Arte Sacra - Arte Popular, que conta a história da evolução sócioeconômico e cultural de Pernambuco, através dos objetos.

O vídeo mostra parte do acervo da coleção José dos Santos, que tem como desejo pessoal, a criação de um museu para abrigar essas peças e mantê-las preservadas, com o objetivo de salvaguardar a memória e a história do povo pernambucano.



 Parte 01 - http://bit.ly/2vjBv8m









quinta-feira, 13 de julho de 2017

Hoje! Zona Sul e Zona Norte do Recife, com Belas Exposições de Arte



Hoje tem duas super exposições no Recife. A do artista plástico Fernando Duarte, no Vila Della Fontana, em Boa Viagem, e a Coletiva, "15", com a participação de 15 artistas, no Casato Café Bistrô, nas Graças. As duas mostras  tem início às 19h. Coração dividido para saber qual escolher, mas, seja qual for a escolha, vai ser acertada. Mais detalhes sobre as exposições  nos posts anteriores


Cartaz/Convite da Exposição do Projeto Casato Cultural


 Cartaz/Convite da Exposição do artista Fernando Duate



Projeto Casato Cultural abre a Exposição “15”






   cartaz/convite da exposição que acontece hoje, ás 19h no Casato Café Bistrô

Nesta quinta-feira, 13, a partir das 19h, o Casato Café Bristô, dentro da programação do Projeto Casato Cultural, abre as portas para nova exposição coletiva, denominada “15”, como o próprio nome diz, trata-se de uma coletiva com a participação de 15 artistas, sendo o artista homenageado  Murilo Santiago.

O Projeto Casato Cultural, que existe há a cerca de um ano,  é uma iniciativa da empresária Márcia Cabral,  junto com o designer e artista plástico Daniel Dobbin e o pintor Fábio Rafael, uma bela ação no campo das artes plásticas,  com exposições sistemáticas, que valoriza os artistas e a cultura pernambucana. A proposta da empresária Márcia Cabral, em fazer exposição em seu bistrô, é um exemplo concreto de como a arte pode conviver em perfeita harmonia com a gastronomia.

A exposição foi idealizada no universo do homem, os 15 artistas plásticos apresentam obras dentro do olhar  masculino. É também uma referência ao dia do homem que, no Brasil,  é comemorado no dia 15 de julho.


Artistas Participantes:

 Clóvis Fázio

Daniel Dobbin

Daniel Samico

Edson Meneses

Emerson Pontes

Fábio Rafael

Heron Martins

Juliano da Hora

Marcelo Figueiredo

Marcello La Greca Marroquim

Peregrino

Rinaldo Carvalho

Sérgio Esteban

Zilton Antunes

Artista Homenageado: Murilo Santiago


SERVIÇO

 Exposição "15" no Casato Café Bistrô
Abertura: 13/07 às 19h
Visitação: 14/07 a 13/08 –  terça e domingo, das 11h30 às 16h e
                                             quarta a domingo das 11h30 às 16h e das 19h às 00h.
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1503 – Graças (em frente a capela do Colégio Damas)
Contato: (81) 3034.8909 - casatobistro@gmail.com

segunda-feira, 10 de julho de 2017

FERNANDO DUARTE EXPÕE

cartaz/convite da exposição

Após uma pausa para pesquisa em suas gravuras, aquarelas e sumiês, o artista plástico Fernando Duarte, que passou todo o ano de 2016 dedicado a esses estudos, voltou a se dedicar à pintura e para celebrar esse momento, inaugura exposição na próxima  quinta-feira, 13, às 19h, na galeria Via Della em Boa Viagem.
As pinturas são resultado desse mergulho e aprendizado. "São trabalhos que juntam todas as minhas experiências e funcionam como uma espécie de balanço do que tenho feito, tanto em técnicas de pintura como em pesquisas sobre o taoísmo e o zen-budismo", conta o artista. Ele ressalta ainda o prazer em compartilhar esses achados. "São coisas simples de uma certa importância pra mim e que eu tenho  aprofundado ao refletir sobre cada detalhe, como se eu estivesse colocando o tempo arte concretamente em cada obra".

algumas obras que estarão expostas

A exposição apresenta as telas da série "Drones", onde é possível ver objetos e máquinas quase vivos - a relação entre humanos e tecnologia é um tema recorrente de Fernando Duarte. "Ver o Grande Quadro" nasceu de uma frase/ideia de Espinoza, convertida aqui em mecanismos de visão que buscam ver algo que escapa às telas. "A Minha Gente" traz rostos hesitantes, como se ainda buscassem a certeza ou o momento certo para agirem e tivessem sido surpreendida neste exato instante. Já a série "SOL, é composta de retratos construídos com uma variada combinação de cores, fundos e elementos, todos feitos com gestos rápidos e definidos.


O artista ainda apresenta um conjunto de pinturas em tecido que fazem referência a técnicas de pinturas chinesas e japonesas em nanquim, como os sumiês, compostas muitas vezes sem tirar o pincel da superfície e que prezam pela simplicidade, além de peças em cerâmica, perfazendo um total de 60 obras expostas. Um curiosidade é que muitas ideias expostas, Fernando Duarte trouxe dos seus cadernos, que são como um diário gráfico que ele possui desde 1998





UM POUCO MAIS SOBRE O ARTISTA

Fernando Duarte pinta desde 1985, tendo participado, ao longo da sua carreira, de várias exposições coletivas e individuais. O artista  foi gestor na área de cultura na Prefeitura do Recife, de 2001 a 2010 e no Governo de Pernambuco entre 2011/2013. A exposição fica em cartaz até o dia 11 de agosto, com horário de visitação de segunda a sexta-feira, as 13h ás 19h.





SERVIÇO

Exposição do Artista Fernando Duarte

Vernissage: 13 de junho (quinta-feira)

Hora: 19h

Local: Galeria Via Della Fontna, Av. Conselheiro Aguiar, 1552, lojas 1 e 2, Boa Viagem

Visitação: de 14/7 a 11/08, de segunda a sexta, das 13h ás 19h

Contatos: Fernando Duarte - (081)  98452.7705

Júlia Guedes Falcão (081) 995398384 - e-mail: jugaf93@hotmail.com







quinta-feira, 6 de julho de 2017

Começa Hoje a 18 ª Fenearte - Feira Nacional de Negócios do Artesanato



 
Começa hoje, a 18ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, que será realizada no Centro de Convenções, em Olinda, e vai até o próximo dia 16 de julho. Com o tema “A Arte é a Nossa Bandeira”, considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a edição desse anos exaltará a riqueza cultural de Pernambuco e o homenageado é  Manoel Eudócio, Patrimônio Vivo de Pernambuco, que  faleceu em 2016.



A Fenearte, reafirma cada vez mais a valorização e divulgação dos saberes tradicionais,  estimulando o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs. A estimativa desse ano, é que a feira receberá mais de 5 mil expositores em um espaço de mais de 30 mil metros quadrados (m²), e que movimentará cerca de R$ 40 milhões.
Para quem já conhece a feira, vai surpreender com alguma novidades, como a setorização por tipologias do artesanato nos expositores individuais de Pernambuco, além da renovação do percurso com corredores mais largos.
 Este ano, a Fenearte recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões, e gerou cerca de 2,5 mil vagas de empregos temporários. 




Este ano, a organização promoveu uma "brincadeira" com a população, chamando para criar uma bandeira de Pernambuco com elementos do artesanato pernambucano, que foram veiculadas em revistas e jornais. O resultado revelou beleza e criatividade nas peças, muitas bandeiras estilizadas foram publicadas revelando a capacidade de inventar arte da população de Pernambuco.