sexta-feira, 29 de julho de 2016

PINTARE E ESCULPIRE


   
Quarta-feira, dia 3 de agosto o Recife vai contar com mais uma bela exposição, trata-se da abertura da  segunda exposição da Ornare, com os artistas André Valença, Armando Garrido, George Barbosa e Thina Cunha.
A exposição marca o aniversário  de três anos da loja Ornare, e para comemorar os associados vão brindar o público com essa exposição, onde reúne artistas de diversas tendências e estilos. 
A artista plástica Thina Cunha, única mulher nessa turma, revelou pra nós uma ideia do que vai  apresentar,  ela vai expor uma nova linha de esculturas de madeira e vidro derretidos, feita especialmente para a Ornari, também vai mostrar novos trabalhos em desenhos sobre porcelana e algumas esculturas feitas com placas de polipropileno. Para apreciar o trabalho dos outros três artistas, só comparecendo no dia para ver tudo de pertinho.

SERVIÇO
ABERTURA DA 2ª EXPOSIÇÃO ORNARE: PINTARE E ESCULPIRE 
com os artistas: André Valença, Armando Garrido George Barbosa e Thina Cunha Quando: 3 de agosto 
Que horas: 19h 
Onde: showroom Ornare Recife, rua França Pereira, 137 Boa Viagem.



segunda-feira, 25 de julho de 2016

VESTIR ARTE - LANÇAMENTO VESTIDOS CHRIS CYSNEIROS


por: Betânia Gomes
fotos: google - diversas páginas



No próximo dia quatro de agosto, a artista plástica Chris Cysneiros, vai expor sua coleção de vestidos na Galeria Joana D'arc, no Pina, na Exposição Vestir Arte.
A artista pernambucana,  começou a trilhar o caminho das artes após trocar a faculdade de psicologia pelo design, iniciou pintando camisetas e canecas, antes de ser uma pintura profissional reconhecida, também fez cenários para peças teatrais.
O traço de Chris Cysneiros é lúdico, tem um "quê" de ingenuidade pela paleta de cores, e pelo rostos das suas mulheres, que ela costuma retratar com frequência e que marca a sua identidade, suas mulheres nordestinas, como ela diz. "é a mulher que vai á luta, que sonha, que é frágil e que tem várias facetas". A pintora faz uso das cores sem parcimônia, o colorido dá o tom de alegria e vivacidade que marcam sua obra.



 
A artista já expôs suas telas em várias galerias do Recife e em Brasília, na Cãmara dos Deputados e no Senado Federal. Em 2015, foi a única pernambucana a expor seus trabalhos no Museu do Louvre, em Paris, da le Caroussel du Louvre, a pirâmide anexa ao museu. A exposição fez parte da programação da Heclactik Art Galerie de Paris, e levou 34 artistas brasileiros à Cidade Luz. Eles foram selecionados pela curadora Heloíza Azevedo, que todos os anos leva os melhores trabalhos garimpados no Brasil para a França, e a artista recifense foi a única pernambucana da delegação.





SERVIÇO:
Exposição Vestir Arte - Chris Cysneiros e Prazeres Acioly
Quando: 4 de agosto (quinta-feira)
 Horário: 17:00h
Onde: Gaeria Joana D'arc - Av. Herculano Bandeira, 513 - Pina (próxmo a igreja do Pina)





.

Recife tem exposição sobre microcefalia

informações a partir de release da Assessoria de Imprensa do Governo/PE
fotos: Aluisio Moreira/SEI

Em Pernambuco, quem nasce com microcefalia é recebido pela família com amor, pelo Estado com atenção e por todos com respeito”


Governador de Pernambuco Paulo Câmara e a primeira dama Ana Luíza visitam a exposição

 
Até o dia 27 de julho, próxima quarta-feira, permanece em cartaz a Mostra sobre bebês com microcefalia em Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas. A ação faz parte de uma campanha do Governo do Estado com o intuito de combater o preconceito que existe em torno do assunto.

Pernambuco é um dos estados brasileiros com o maior número de casos de microcefalia, e o Governo de Estado, vem realizando diversas campanhas com o intuito de acabar com o preconceito social e a inclusão dessas crianças na sociedade. Paralelamente, o poder público também vem investindo em campanhas de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da Zika.

Em Pernambuco, quem nasce com microcefalia é recebido pela família com amor, pelo Estado com atenção e por todos com respeito” é uma exposição fotográfica que retrata a relação de carinho e afeto entre pais e crianças com microcefalia.
A mostra reúne fotos de oito famílias que convive com bebês com microcefalia em Pernambuco.

A campanha do governo está em diversas plataformas de mídia e também na internet. O trabalho conta ainda com um hotsite (www.recebacomamor.com.br), onde é possível deixar mensagens, por meio de vídeos, fotos e textos, para essas famílias. No portal há ainda mais informações sobre a rede de atendimento do Estado entre outras dicas.

Após o encerramento no Palácio do Campo das Princesas no dia 27, a exposição segue para o Shopping RioMar, onde permanecerá de 28 de julho até 11 de agosto.

SERVIÇO

Exposição:
Em Pernambuco, quem nasce com microcefalia é recebido pela família com amor, pelo Estado com atenção e por todos com respeito”
Onde: Palácio do Campo das Princesas
Quando: até 27 de julho
Que horas: das 9 h às 16 h

De 28 de julho a 11 de agosto: Shopping RioMar




segunda-feira, 18 de julho de 2016

Happy Hour com os artistas da Exposição Cores, Formas & Símbolos


 por: Betânia Gomes/ foto: Nathália Vitório

 de baixo para cima os artistas: Daniel Dobbin, André Valença, Hercílio Santos, Vania Coutinho e Ângela Agra

Olha que coisa boa galera que gosta de arte, os artistas que fazem parte da exposição Cores, Formas & Símbolos, que fica em cartaz até o dia seis de agosto, vão estar reunidos nos dias 21/07, 28/07 e 04/08, recebendo o público para uma visita acompanhada à mostra e um happy hour no Bistrô La Comédie, na Aliança Francesa. Sempre as quintas-feiras das 17:00 às 21:00h. Apareçam

Serviço: 
Visita acompanhada e happy hour - Exposição Cores, Formas & Simbolos
Quando: 21 e 28/07 e 04/08
Que horas:  17:00 às 21:00h
Onde: Aliança Francesa, rua Amaro Bezerra, 466 Derby

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Cavani em Performance no Bar do Neno

Por Betânia Gomes
Fotos: divulgação



Nesta terça 12, o artista plástico Cavani, que está em turnê pelo país, vai estar no Bar do Neno, onde fará uma performance, o artista irá pintar, ao vivo com bico de pena. Ao final da execução, os organizadores irão  disponibilizar cópias assinadas para quem desejar adquirir.

  Serviço:
Terça do Neno, com performance do artista Cavani 
Que horas: a partir das 19h
Quando: 12/07/16
Onde: Bar do Neno; Rua Pe Roma, 722 - Parnamirim
Informações fone: 3441.4141





 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

segunda-feira, 4 de julho de 2016

CORES FORMAS & SÍMBOLOS


texto: Hercílio Santos e Betânia Gomes
fotos: acervo artistas 
arte do convite: Daniel Dobbin
Intervenção na arte do cartaz com foto e sonorização: Ângela Agra

A exposição Cores, Formas e Símbolos, foi concebida em comemoração aos 70 anos da Aliança Francesa no Recife. Formada por cinco artistas plásticos de diversas tendências na interpretação de suas artes, a exposição será inaugurada dia 7 de julho na Aliança Francesa e ficará em cartaz até o dia 7 de agosto. 
Um pouco de cada um dos artistas que participam da mostra


Ângela Agra Galvão.
Formada três anos em fotografia, a artista pernambucana nascida em Recife, também é pedagoga, é especializada em comércio exterior. Através da prática esportiva, a artista teve a oportunidade de viajar e conhecer novas cidades, culturas, histórias e, a partir dessa vivência decidiu registrar essas memórias e contar essas histórias através da fotografia. Escolheu a fotografia como forma de expressão de arte, aperfeiçoamento profissional e principalmente realização pessoal. "Fotografar foi tudo que quis fazer em minha vida, me desafio diariamente em criar fotografias de decoração, Fine Arte e também pesqisar". Revela a fotógrafa e artista plástica. 


André Valença.
Formou-se em medicina, fez curso de desenho com George Barbosa na galeria Sinay Neves, desde então não largou mais a atividade de pintura e desenho. Criterioso, busca cercar-se de pintores comprometidos com a arte e vem mesclando as suas atividades de médico e artista plástico. Além do classicismo, o artista tem especial apreço pelo impressionismo, pelo pós impressionismo e pelo fauvismo. Tendo realizado sua primeira individual intitulada “Setembro, com apresentação de Ploeg, André Valença vem participando regularmente de exposições coletivas.

Daniel Dobbin
Desing gráfico e ilustrador com formação em comunicação pela UFPE, é autodidata como artista plástico e desenhista. Além das artes plásticas e gráficas, o artista atualmente vem se dedicando também a produção de gravuras na oficina de gravura do espaço Vitruvio, localizado em Recife, Pernambuco. Traz no seu currículo a participação de várias exposições individuais e coletivas no âmbito nacional e internacional. Conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira. “Com um traço único e pessoal, as “cabeças” e ¨monstros¨ de Dobbin, como ele mesmo os chama, povoam seus desenho, telas e dias. São visões de um desassossego presente, de uma luta para ver quem será o próximo a vir a seus olhos, se apresentar, fazer parte do seu mundo físico da visão. Suas imagens são provocativas, suas mulheres são oferecidas e disponíveis ao primeiro olhar, mas chegue perto e observe cuidadosamente: os seus olhares de espectadores serão furados pelas pontas afiadas ao final das marcas, assim Plínio Santos Filho, quer é PHD, artista plástico, professor de arte e diretor do Espaço Vitruvio, define o artista Daniel Dobbin.

Hercílio Santos
É Professor de História, com especialização e membro do Observamus (UFPE) Observatório de Museus e Patrimônios Culturais. Dedica-se a pesquisa e a valorização do Barroco em Pernambuco, tendo lançado dois livros sobre a coleção do antiquarista e colecionador José dos Santos, conhecido como Zé Santeiro. Na década de 1970 frequentou a escolinha de arte do Recife onde aprendeu a utilizar da melhor maneira seus conhecimentos empíricos na arte. Sua pintura se caracteriza por elementos da arte rupestre, bem como sofre influência da cultura africana. Suas pinturas são formadas por um colorido intenso de formas e figuras de elementos do seu imaginário. O artista participou de várias exposições coletivas, dentre ela a exposição em homenagem a Fernando Pessoa no Museu do Estado e também fez várias individuais ao longo da sua carreira.

Vania Coutinho.
Pintora e arquiteta pela UFPE, e também atriz, a artista circula por diversas linguagens profissionais. Autodidata, iniciou sua atividade nas artes com desenhos a lápis, colorindo-os com cera e lápis de cor já aos 8 anos de idade. Aos14 pintou a primeira tela na técnica óleo sobre tela. Posteriormente, realizou curso profissional de desenho e pintura, linóleo e pastel seco e óleo, ao lado dos artistas Josael Oliveira, Pierre Chalita, Orlando Vila,J acques Weyne entre outros, onde aprendeu várias técnicas. Atualmente, além de retratista, apresenta trabalhos figurativos expressionista e impressionista nas técnicas mista, tendo participado de várias exposições coletivas, dentre elas, a “XVII exposição do IMIP”, no Museu do Estado de Pernambuco, além de participação em várias individuais dentro e fora do Brasil. Vania Coutinho é artista internacional, ganhou recentemente o grande prêmio da cidade de Davos, na Suíça, Premio Alla Cariiera “Gran Premio di Davos” trofeo Giuliano Ottaviani.
A convite do pintor, escultor e ourives, Giuliano Ottaviani, que também é presidente da Eclettica Galleira d”Arte World, Vania Coutinho faz parte do casting permanente de artistas de suas galerias na Europa.

 SERVIÇO
Coletiva Cores, Formas & Simbolos
Quando: Vernissage dia 07/07/2016
Que horas: 19h
Onde: Aliança Francesa, Rua Amaro Bezerra, 466 - Derby, Recife/PE
Visitação: 08/07 a 6/08 - segunda à sexta das 07h as 19h

                                                                                                             Foto: Lele Carvalho
 Exposição montada na Aliança Francesa

                                                                               arte convite/cartaz: Daniel Dobbin

Carlos Garcia - Um mestre no meio do redemoinho


texto:Betânia Gomes
foto arquivo Homero Lacerda

Carlos Garcia, jornalismo de resistência nos anos de chumbo no Brasil

Nesta terça, 5 de julho, o jornalista Homero Fonseca, lança o perfil biográfico, Carlos Garcia - Um mestre no meio do redemoinho. O autor enfoca a vida  pessoal do jornalista que foi uma referência no jornalismo de Pernambuco na segunda metade do século 20. O livro também retrata um período sombrio e ao mesmo tempo luminoso do jornalismo independente na época da ditadura militar.
Carlos Garcia foi um nome importante nesse período macabro que o Brasil viveu, como chefe da sucursal do jornal Estado de São Paulo, em Recife, catalisou  um importante foco de resistência, por essa atitude foi preso e torturado como era comum nos anos de chumbo.
Na ocasião também será lançado os perfis de Pelópidas Silveira, pelo jornalista Evaldo Costa e Aquiles Lopes e o perfil de Armando Monteiro Filho, por Mário Hélio.

SERVIÇO
Lançamento do Livro: Carlos Garcia - Um mestre no meio do redemoinho
Quando: terça, 5 de julho
Que horas: 19h
Onde: Museu do Estado de Pernambuco










sexta-feira, 1 de julho de 2016

"Antropomórfico" de Gileno Araújo no projeto Arte no Boteco


 texto: Betânia
 fotos: divulgação artista



O artista plástico Gileno Araújo realiza Vernissage no dia 5 de julho, no “Caldo de Boteco”, um barsinho super simpático, com cerveja geladíssima e caldos de primeira grandeza, localizado no bairro da Boa Vista, no Recife, dentro do Projeto “Arte no Boteco”, que tem como objetivo abrir espaço pra os artistas locais mostrarem seus trabalhos, ideia que tem tudo a ver com essa cidade que respira arte.
Gileno Araújo inaugura a exposição “Antropomórfico”, o título deve-se ao fato de todos os quadros expostos retratarem a figura humana. O artista revela que nunca havia realizado exposição de pintura com esse tema, a mostra conta com 15 telas, todas do mesmo formato, com temas variados que vão desde a pintura mais tradicional a modelos mais ousadas de retratar a figura humana.
Desde 1987 que Gileno pinta, tendo nesses quase trinta anos participado de várias exposições coletivas e individuais. Sua primeira coletiva foi em 1988, na antiga Galeria Metropolitana de Arte, atual Museu de Arte Aluízio Magalhães – Mamam, sua primeira individual foi em 1993 no Museu do Estado de Pernambuco.

"Eu que sempre pintei abstrato, de repente me lancei ao desafio de pintar figuras humanas, sem querer trabalhar a precisão anatômica, mas de forma abstratizante, de acordo com minha veia natural" (Gileno Araújo)



Gileno conta que apesar de ter participado de algumas escolas de arte, se considera um autodidata e que desde cedo optou pela pintura abstrata, na sua inquietação de artista “não achava interessante a representação objetiva da natureza ou da civilização”, revela. A maturidade, fez o artista repensar sobre o rígido critério que o levava a evitar a pintura figurativa. Hoje, pintar a forma humana é um desafio que o artista acha que tem que ser resolvido na tela assim como qualquer abstração. Entre os vários sentimentos expostos, o artista percebeu que é possível retratar a figura humana com toda liberdade possível.
Antropomórficos, é o marco de uma nova fase na carreira de Gileno Araújo, pintar a figura humana leva o pintor a compreensão de que o artista não deve ser escravo de uma só maneira de se expressar e dessa maneira é possível apresentar o ser humano em múltiplas formas e contextos. “Tudo que é antropomórfico é permitido”, conclui.
A exposição fica em cartaz até o dia 06 de agosto.

Eu, Gileno Araújo, faço valer meu direito à liberdade de criar, de reinventar a cada traço, apurar, tornar visível o impulso da arte”(Gileno Araújo)

o artista Gileno Araújo    
     
  

lugar charmoso com cerva gelada, caldos e petiscos
  

como chegar na exposição

SERVIÇO
Antropomórficos de Gileno Araújo

Vernissage 5 de julho
a exposição permanece em cartaz até 06 de agosto
que horas: 19h
onde: Caldo de Boteco projeto “Arte no Boteco”
Rua da Soledade, 58, Boa Vista Recife/PE
 contato artista: gilenoart@gmail.com